• 1 Atendimento via Whatsapp (11) 96185-9344
  • 1 Horário de Atendimento Seg a Sex 8h às 17h30
  • 1 Fale direto na loja Atendimento especializado (11) 3209-7009

O passo a passo simples para você costurar avental de couro

Costurar avental de couro parece ser simples, mas são tantos detalhes que precisam ser vistos que é preciso ter cuidado para fazer uma peça de qualidade. Veja mais aqui!

Quando pensamos nesse material, seja avental de couro ou qualquer outro produto, logo nos vêm à cabeça a durabilidade e a elegância.

Os acessórios produzidos com o couro vão desde carteiras até jaquetas, tendo em comum a sua atemporalidade, pois o couro sempre será tendência, passando de geração por geração.

Um trabalho bem feito em uma máquina de costura comum depende de boas agulhas, do tipo de linha e a largura do ponto. Com isso em mãos, seu avental de couro será um sucesso!

Quer saber mais sobre como costurar um avental de couro que vai se vender sozinho? É só continuar no texto.

Como costurar avental de couro?

Diferentemente de tecidos que são moles, leves e maleáveis, o couro não possui as mesmas características na hora da costura, e por isso leva a fama de ser trabalhoso e difícil.

A estilista australiana, Nicole Mallalieu, reconhecida mundialmente por seus prêmios na área de moda, afirma que: "o couro é um material que não perdoa erros. Afinal, ele já foi a pele de um animal, logo, é um tecido duro".

De fato, o couro exige um preparo para enfim sentar e costurá-lo sem medo de errar. Então, para quem ainda não tem esse costume, todo cuidado é pouco na hora de costurar o couro.

É preciso cuidado ao costurar o couro, pois mesmo que a costura seja desfeita, os pontos ficarão na peça, portanto, se prepare antes de "colocar a mão na massa".

A dica é começar a praticar em modelos menores para ir aprendendo a melhor forma de costurá-lo, e até mesmo identificando quais são os materiais que melhor se adequam aos seus projetos, visto que eles farão a diferença no resultado final do seu avental de couro.

Costurando couro à mão

É possível realizar esse trabalho à mão, embora demore mais tempo e exija ainda mais cuidados. Fazer os pontos pode parecer mais difícil do que realmente é, mas tudo depende do tamanho do avental a ser confeccionado.

Como todo produto artesanal, aventais de couro produzidos por esse meio ganham um glamour a mais, principalmente pelo tempo de produção da peça, que será ainda mais exclusiva.

As regras de passo a passo são as mesmas para máquinas de costuras, com exceção, é claro, da máquina em si. Confira a seguir!

Passo a passo para costurar um avental de couro

1.     Máquina de costura

Aquelas máquinas de costura domésticas podem ser usadas sem grandes problemas para costurar couros desde que a espessura seja de leve a média.

2.     Materiais básicos para traçar os moldes

É hora de desenhar os moldes e para isso um lápis ou caneta darão conta do recado. Utilize tesouras afiadas para cortar o couro e pregadores para prender os detalhes. Em alguns casos, será necessário o uso de cola, principalmente se o modelo do avental tiver margens estreitas.

3.     Agulhas

As agulhas precisam ser resistentes e os tamanhos devem ser de 11 a 16. Caso a linha arrebente, é sinal de que a agulha terá de ser mais grossa.

4.     Faça testes

O couro não aceita erros, então, teste em um pequeno pedaço, que poderá ser uma tira de couro, e veja se o material suportará o número da agulha e a espessura do fio de linha.

5.     Substitua alfinetes por prendedores

Os alfinetes podem causar danos a peça, por isso a indicação é do uso de prendedores sempre que necessário para unir partes do avental de couro, antes que as partes da peça sejam costuradas.

6.     A escolha da linha é fundamental

A linha sintética durável é a melhor opção para esse tipo de costura, mas ela não deverá ser de algodão. As melhores são as utilizadas também em projetos de tapeçaria.

Com a linha escolhida, corte um pedaço dela, estique com as mãos com um pouco de força e observe se ela arrebenta, pois se ela arrebentar é sinal de que não aguentará a costura na máquina.

Mas, atenção, esse teste é fundamental para ser realizado antes de começar a costura, dê uma atenção especial à isso!

7.     Espalhe talco na mesa de trabalho

O talco age como facilitador na hora de mover a peça durante a costura. Você sentirá os benefícios desse passo assim que sentar na máquina de costura e começar a confeccionar o avental.

8.     Marcando o molde

Faça todas as marcações do lado avesso do couro, para após recortá-lo.

9.     É hora de começar a costurar!

Tenha em mente o espaçamento de aproximadamente 0,5 cm da borda do couro, então, comece a costurar por ali.

Isso vai fazer com que tenha espaço suficiente para manipulá-lo com firmeza, afinal, nada pode dar errado nesta parte. Assim que finalizar esse lado do couro, retorne e costure na direção contrária.

Dica extra: o couro é um material mais duro, ou seja, precisa de um reforço a mais na costura, então, reforce bem as extremidades do avental de couro, isso dará um melhor acabamento à peça.

Uma tendência para churrasqueiros

Essa aposta para churrasqueiros é uma tendência e quem se especializar nesse assunto poderá ter um nicho bem segmentado de produção de avental de couro.

Para isso, lembre-se sempre de utilizar material de boa qualidade e procedência, afinal, peças de couro são ícones e merecem esse cuidado extra na hora de selecionar sua matéria-prima principal.

Conte com a Scarparo para garantir a elegância dos seus projetos! Continue nos acompanhando e fique por dentro das novidades e tendências da moda onde o couro é destaque.

P.S.: Para ter acesso a todas essas informações com exclusividade, deixe seu e-mail abaixo e faça parte da nossa lista VIP.