• 1 Atendimento via Whatsapp (11) 96185-9344
  • 1 Horário de Atendimento Seg a Sex 8h às 17h30
  • 1 Fale direto na loja Atendimento especializado (11) 3209-7009

Quais tipos de empresas podem usar acessórios de couro?

Os acessórios de couro são tendência para alguns segmentos, incluindo a cutelaria e a moda. Quer saber mais sobre o assunto? Leia este artigo!

Investir em acessórios de couro tem se tornado cada vez mais comum. E não é só aqui no Brasil que essa moda pegou.

Exportamos 427,1 mil toneladas de couro em 2019, no período de Janeiro a Novembro – o que representa um aumento de 3,1%, se comparado com o mesmo período de 2018.

Esse aumento não é à toa. O couro é uma das matérias-primas que mais agregam elegância e sofisticação aos seus produtos e, por isso, tem ganhado espaço em diversos tipos de empresas.

A maioria das empresas utilizam o couro para criar inovações no ramo da moda e até mesmo da cutelaria. Quer saber mais sobre os acessórios em couro? Fique até o final!

A fabricação de acessórios de couro mundialmente

Hazaribagh, antigo distrito de Daca, Bangladesh, leva a fama de ser um dos maiores centros de manufaturas do mundo. Esse título é tamanho, que todo o couro produzido por lá, é utilizado nos acessórios das melhores marcas de luxo em mais de 70 países. 

A cada ano são gerados 16,5 milhões de novos couros. Toda essa produção é utilizada para a confecção de bolsas, sapatos, móveis, aventais e tudo mais onde o couro for bem vindo. 

Essa conta toda faz girar mais de 1,5 bilhão de dólares ao ano neste mercado, segundo dados levantados pelos repórteres do Human Rights Watch, uma organização governamental que trabalha a fim dos direitos humanos.

Como funciona a preparação do couro para se transformar em acessórios de luxo?

Os métodos de fabricação do couro pouco evoluíram com o passar dos anos, então eles seguem basicamente o mesmo processo. 

A curtição do couro é um desses processos que segue sendo primordial na preparação para produzir um produto de qualidade.

Esse processo faz com que essa pele se transforme em um couro de alta durabilidade e resistência.

A pele é colocada de molho com substâncias químicas, alisada, tingida e exposta ao sol para que ela seque totalmente. Essa etapa de secagem demora alguns dias.

Quais os segmentos de empresas podem usar acessórios de couro?

O couro e têxtil

Essa parceria surgiu no ano de 2017, onde empresários observaram a oportunidade de criar um projeto juntos: dois setores acreditando em uma nova tendência.

Com a crise econômica que ainda assola nosso país, alguns segmentos resolveram inovar e se juntar a fim de unir mais valor às suas produções.

Segundo o presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), José Fernando Bello, o couro brasileiro está assim atualmente: 

  • Com maior volume para China (28,1%) e é utilizado para calçados, bolsas, materiais de segurança e estofamento automotivo; 

  • Depois para Itália (15,2%), usado em estofamentos de carro e móveis; 

  • Estados Unidos (12,0%) para estofamento de carros; 

  • Para o Vietnã (6,9%) usado em calçados e estofamento de móveis. 

Hungria e México também estão com a demanda subindo. Além disso, Bello afirma que atualmente 50% do couro brasileiro é usado para estofamento. 

A indústria dos sapatos de couro

Uma tendência que se mantém firme há anos, é a de sapatos de couro voltados para o público masculino. Eles são os maiores consumidores quando falamos no setor de moda.

Já o público feminino, se destaca também no setor de moda, porém em produtos de couro sintético. 

De acordo com o estudo do IEMI – Inteligência de Mercado, envolvendo 1250 pessoas, 25% delas adquiriram um calçado de couro na última compra.

Mas uma tendência também tem sido os calçados de couro sintético, já que eles imitam muito bem o couro natural e também são amigas dos animais e do meio ambiente.

Por isso, muitas pessoas também acabam comprando outros acessórios de couro, como cintos e bolsas de diferentes texturas para combinar com o sapato.

A arte da cutelaria em acessórios com couro

No mundo, existem por volta de vinte mulheres que assumiram como profissão a cutelaria, que nada mais é do que uma técnica artesanal de fabricação de facas.

Há modelos de facas com detalhes em ouro, lâmina de aço e ainda o couro, que dá um detalhe de luxo a essa produção final. Os valores desses acessórios podem ser altos em alguns casos, mas são itens exclusivos, feitos à mão. 

Há modelos no mercado que podem ser considerados obras de arte pelo tamanho da sua elegância e precisão de detalhes.

Embora o aço seja a principal matéria-prima na cutelaria, os detalhes são essenciais e são neles que o couro aparece dando um toque especial. 

A moda e o couro: uma relação sempre em alta

O couro é tendência para ser usado em qualquer hora do dia e em qualquer situação. Os principais acessórios de couro são: carteiras, cintos, bolsas, pastas e até mesmo aventais.

P.S.: Se você quer montar uma fábrica de bolsas de couro do zero, fizemos um artigo com o passo a passo. Veja aqui!

Ainda nos primórdios da civilização, o couro já fazia parte de itens do vestuário. As peças eram produzidas do jeito que dava na época, mas a finalidade era a mesma de hoje, vestir-se.

As técnicas foram sendo aprimoradas com o avanço das tecnologias, e hoje o couro é um produto maleável, sendo possível a criação de sapatos, luvas e até calças.

Durante a primeira e segunda Guerras Mundiais, o couro teve seu "momento de glória", pois os pilotos das aeronaves utilizavam jaquetas de couro, e foi assim que começou uma tendência que se mantém até hoje: a de adotar o estilo mais descolado e rebelde vestindo uma jaqueta de couro. 

Artistas famosos embarcaram nessa moda, Freddie Mercury, David Bowie, dentre outros tantos, passaram a colecionar esse acessório de vestuário.

De acessórios de couro a um visual formal

A indústria do couro está aí, a todo momento lançando novas peças e, por isso, algumas dicas podem lhe ajudar a não errar no estilo, mas acertar na escolha: couro.

  • Seu visual é mais formal no dia a dia? Aposte em sapatos de couro.

  • Para o estilo rocker, as jaquetas e botas de couro são a melhor escolha!

  • Os acessórios em couro fazem toda a diferença na sofisticação. Opte por cintos e bolsas desse material.

  • A sensualidade também está presente no couro, experimente vestidos de couro e arrase nos elogios.

Deu para perceber que os segmentos de empresas que utilizam o couro como matéria-prima na hora de criar novos projetos? 

Não falamos muito aqui, mas isso acontece também em setores automotivos, em que o couro é encontrado em revestimentos dos bancos, por exemplo.

Os acessórios em couro são atemporais, e quem investe em produções a partir dele está no caminho certo para o sucesso neste mercado.

Siga nos acompanhando através das nossas redes sociais e fique por dentro desse universo do couro e todas as suas novidades.

Até a próxima!